Águas de Cachoeiras de Macacu são tema de debate

A despoluição do rio Macacu, a cobrança pelo uso da água tratada como forma de evitar o desperdício, a construção de uma estação de tratamento e da barragem no rio Guapiaçu, além do plano de saneamento básico para o município de Cachoeiras de Macacu foram alguns dos temas que permearam o evento Águas de Cachoeiras, realizado na última quinta-feira (27). O forte do encontro, porém, foi a sensibilização das cerca de 100 pessoas presentes para a urgência da educação ambiental e participação popular, capazes de evitar que os rios continuem a ser poluídos pela ação humana e da promoção de um crescimento sustentável para a região.

O encontro reuniu o secretário do município de Ambiente, Loir Gonçalves Lima; o presidente da Autarquia Municipal de Águas e Esgoto (Amae), Ricardo Lemgruber; Sebastião Santos, coordenador do Viva Rio; Marcelo Pinto, secretário municipal de Fazenda, o professor de geografia Deneci de Souza Sardinha; o chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) estadual da Bacia do rio Macacu, Carlos Martins; Márcia Rolemberg, coordenadora de comunicação e educação ambiental do Viva Rio Socioambiental; Lia Márcia de Souza Macedo, assessora de desenvolvimento de ensino da secretaria municipal de Educação e Trajano Marconis, que trabalha com educação ambiental na secretaria municipal e na rádio Desperta FM. Na plateia, alunos e professores da rede pública de ensino, que aprofundaram as discussões com suas perguntas sobre o tema.

SERRA_QUEIMADA - Cachoeira da Pedreira__ baixa

Construção de barragem no rio Guapiaçu foi um dos assuntos abordados no evento “Águas de Cachoeiras”, realizado em Cachoeiras de Macacu

Logo na abertura, Lia Márcia antecipou que o evento era uma oportunidade de aprendizado sobre o que ela chamou de “ouro azul”. Loir Lima lembrou o papel de destaque de Cachoeiras no estado como “produtor de água”. O secretário destacou a importância da integração das ações de seu setor à educação ambiental, “para podermos colher frutos.”

Ricardo Lemgruber anunciou o compromisso de hidrometrar a água, o que significa instalar hidrômetros no município que permitam a cobrança pelo uso da água tratada como forma de evitar o desperdício. Para ilustrar a urgência da medida, mencionou a reportagem publicada em um jornal de grande circulação, onde Cachoeiras era apontada como o segundo dos 92 municípios do estado que mais desperdiça água. “Um pingo de água correndo por 24h significa 46 litros de água jogados fora”, contabilizou. Lemgruber anunciou uma reunião no Rio na próxima semana para ratificar a construção da estação de tratamento de água para o município e início do plano de saneamento básico, ambos com recursos já aprovados.

Em seguida, Sebastião Santos lembrou de um jovem que já pensava a questão ambiental no século XII: São Francisco de Assis. “Ele dizia, louvado seja o Senhor pela irmã água, sem a qual nenhum ser é capaz de viver. Se alguém nessa época já tinha este tipo de consciência, temos de ter atitudes para não só conscientizar, como para valorizar o uso da água”, frisou. Santos relatou ainda o trabalho de educação ambiental desenvolvido entre jovens e adultos pelo Viva Rio Socioambiental no município. “Se as pessoas não se educarem, não vão conseguir manter o rios limpos”, e comparou a situação da água à do lixo, lembrando da recente greve dos garis que emporcalhou o Rio de Janeiro . “Lixo não é da cidade, é nosso. Quem produz, tem de cuidar. Assim, a despoluição do rio Macacu não terá de ser feita de novo”, completou.

Question

A despoluição do rio Macacu veio à tona com a pergunta de João Mateus, aluno do colégio estadual Maria Zulmira Torres. O secretário de Ambiente explicou que já há verba aprovada para a obra, que totaliza R$ 54 milhões. Outra pergunta deu margem a esclarecer ainda mais o assunto: “se há tanto dinheiro, quando o rio deixará de ser poluído?” Lemgruber explicou que verba aprovada não significa verba liberada, e que a mesma está no Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). E mais: a liberação da verba está condicionada à construção da barragem no rio Guapiaçu, assim como a eliminação da adutora, cuja função de abastecimento de água seria suprida pela barragem.

O secretário municipal de Fazenda e vereador licenciado pelo PSDB, Marcelo Pinto, destacou o crescimento populacional da região impulsionado pelo Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), uma das justificativas do estado para a construção da barragem no rio Guapiaçu. “Minha briga é que todo ato compensatório tem de trazer qualidade de vida, o que a obra vai proporcionar para nós?”, questionou. Ricardo Lemgruber acrescentou: “Indenizar as pessoas atingidas pela barragem e dar escolas não é compensação, mas obrigação”. Deneci Sardinha trouxe uma informação técnica sobre o tema: “A barragem vai desalojar mil pessoas, mas vai abastecer um milhão”, disse.

Já à cobrança pela água anunciada por Lemgruber, foi acrescentada uma informação depois da pergunta de uma professora. Assim como a medida será feira pela lei 9.433 de Recursos Hídricos, esta mesma lei estabelece a tarifa social, com valores reduzidos para municípios fornecedores, como Cachoeiras de Macacu, conforme lembrou Sebastião Santos e endossou o presidente da Amae.

O evento terminou com Márcia Rolemberg chamando a atenção para a importância da participação do coletivo em todos os espaços decisivos do social nas três esferas – poder público, sociedade civil e sociedade civil organizada -, nos comitês de bacia, também citados pelo professor Deneci. “Estamos todos juntos e misturados, as coisas vão acontecer”, afirmou Márcia.   Carlos Martins, da APA do rio Macacu, fez coro: “A participação é fundamental e espero que vocês nos visitem!”, concluiu.  A APA do rio Macacu fica na Rodovia RJ 116, km 38, reta dos Ipês.

(Texto: Celina Côrtes/Foto: Walter Mesquita) 

Postado em Notícias na tag .