A paz é nossa missão; nossa busca diária

Aproximadamente 3 bilhões de pessoas já morreram em conflitos armados, ataques violentos e como resultado de atividades bélicas no mundo. Embora o Brasil não sofra os impactos de uma guerra tradicional, informações divulgadas pelo Mapa da Violência comprovam que mais de 800 mil cidadãos morreram em consequência de disparos de algum tipo de arma de fogo entre 1980 e 2010. Transformar esta realidade é o objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU), que adotou o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz e um momento para refletir sobre o cessar-fogo e a não violência.

Para celebrar a data, o Viva Rio vai promover, nesta sexta-feira (19), às 17h, encontro sob o tema “Paz, Justiça e Alegria”, que vai abordar o trabalho da instituição na promoção da paz, e um culto ecumênico em homenagem às vitimas da violência armada, seguido por 1 minuto de silêncio. Na ocasião, todos os colaboradores da instituição estarão trajando branco.

Paz

O Viva Rio atua, desde 1993, com projetos que promovem a inclusão social e acultura da paz

Ações que buscam a instauração da paz em zonas de conflito está no cerne da criação do Viva Rio desde 1993, após os traumáticos episódios das chacinas da Candelária e de Vigário Geral. Desde então, a batalha por dias melhores sem violência foi a busca diária da instituição, que há 10 anos também trabalha com mediação de conflitos no Haiti.

O Viva Rio também desenvolve a Campanha de Desarmamento, que ajudou a recolher mais de 600 mil armas entre 2003 e 2014, possibilitando, segundo o estudo Mapa da Violência 2011, uma redução de 50% na taxa de homicídio em algumas regiões do país.

O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na prevenção e resolução de conflitos rendeu ao diretor executivo da instituição, Rubem César Fernandes, o Prêmio da Paz (Hessian Peace Prize 2014). Criada em 1993, a láurea é concedida anualmente a um político, acadêmico ou humanitarista que se destaca na luta pela paz no mundo.

Sobre a data

A instituição de um dia dedicado à paz aconteceu em 1981. O dia faz um apelo para que os combatentes em todo o mundo encontrem soluções pacíficas para os conflitos. Este ano, o tema da cerimônia é “Direito das Pessoas a Paz”, para marcar o 30º aniversário da Assembleia Geral da Declaração dos Direitos das Pessoas à Paz.

Em nota, a Nações Unidas declarou que este aniversário oferece a oportunidade de reafirmar o compromisso com os propósitos e princípios sobre os quais a organização foi fundada. “A Declaração do Direito das Pessoas à Paz reconhece que a promoção da paz é vital para o pleno desfrute dos direitos humanos”.

 

(Texto:Flávia Ferreira | Foto: Arquivo)

Postado em Notícias na tag .