A festa da consciência negra

“É festa, sim, porque essa é uma característica do negro, de transformar o lamento em poesia. Não pode ser uma luta contra o branco, mas, sim, pelo resgate e reconhecimento da dignidade do negro”. A reflexão é do coronel Ubiratan Ângelo, coordenador de Segurança Humana do Viva Rio  e membro das comissões estaduais do Direito dos Negros e sobre a Verdade da Escravidão Negra no Brasil, da OAB.

Forum internacional as ruas e as drogas_Vitor Madeira_Viva Rio (45)

Ubiratan Ângelo defende que dia da consciência negra seja festejado|Foto: Vitor Madeira

Resultado de muita luta, por sinal, o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, foi criado em 2003. A data homenageia o dia da morte de Zumbi de Palmares, em 1695. “É importante lembrar a história verdadeira e promover compensações afirmativas, como as cotas nas universidades para afrodescendentes”, acrescentou Ubiratan.

Grupo Afro Imalê Ifé dança na celebração do Dia da Consciência Negra no Monumento Zumbi dos Palmares (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Busto de Zumbi dos Palmares com o grupo Afro Imalê, na Praça XI|Foto Agência Brasil)

Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares, na Capitania de Pernambuco, atual região de União dos Palmares, em Alagoas, área equivalente ao tamanho de Portugal. A comunidade era formada por escravos negros fugidos de fazendas, prisões e senzalas brasileiras, e chegou a reunir cerca de 30 mil pessoas.

Nascido livre em 1655 na Serra da Barriga, na Capitania de Pernambuco, Zumbi foi capturado e entregue a um missionário português aos seis anos. Em 1678, cansado do longo conflito com o Quilombo dos Palmares, o então governador da Capitania de Pernambuco ofereceu ao líder Ganga Zumba a liberdade dos escravos fugidos, se o Quilombo se submetesse à Coroa Portuguesa. O líder aceitou a proposta, porém Zumbi a rejeitou e  desafiou a liderança de Ganga Zumba. Manteve resistência à opressão portuguesa e foi alçado a líder do Quilombo dos Palmares.

Quinze anos depois, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho começou a organizar a invasão do Quilombo. A capital de Palmares foi destruída em fevereiro de 1694 e Zumbi, ferido. Sobreviveu, mas foi traído e acabou morto junto com vinte guerreiros quase dois anos após o início da batalha, em 20 de novembro de 1695.

Como Zumbi, vários negros representam a luta pelo respeito à raça, como a escritora, atriz e artesã Mãe Beata e os atores Milton Gonçalves e Ruth de Souza. “Foi preciso ter uma cota na televisão para que os negros deixassem de ser apenas empregados”, lembrou Ubiratan, que destacou ainda o protagonismo dos afrodescentes nos esportes e a ascenção da raça à presidência da República, com Nilo Peçanha (1867-1924).

Milton Gonçalves

O ator Milton Gonçalves é um batalhador dos direitos dos negros|Foto: Tamiris Barcellos

Calendário de Eventos:

De 16 a 19 de novembro: Semana Nuvem Negra (NN), do Coletivo NN, composto por estudantes negros da PUC-RJ, que estuda a disseminação da produção da cultura negra.

De 19 a 22 de novembro: África, Cinema, um olhar contemporâneo exibe filmes das 15h às 19h, no Cineclube Galpão da Cidadania (Rua Barão de Tefé, 75 – Gamboa).

Dia 19, às 19h: Resistência Cultural e Antiéticos apresentam África, favela e som, show com vários convidados na Arena Carioca Dicró (Rua Flora Lobo – Penha Circular).

Dia 20, a partir de 12h30: Corrida Intervenção Sim à Igualdade Racial, começa com lançamento da Campanha na Fundição Progresso (Lapa, Centro do Rio). Às 14h10, largada da corrida de 5 km dos Arcos da Lapa ao Cais Valongo.

Dia 21, de 9h30 às 13h: Ato contra o Extermínio da Juventude Negra e Contra a Conferência da Juventude, convocado pelo Instituto de Formação Humana (IFHER) e pelo Fórum de Juventudes RJ (FJRJ), no Calçadão de Campo Grande.

Dia 23 às 19h: O Coletivo Meninas Black Power convoca um encontro aberto no Restaurante Piola Jardins (Alameda Lorena 1.765, Jardins, SP).

Dia 24, das 9h às 20h: I Encontro sobre Encarceramento Feminino, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rua Moncorvo Filho, Centro).

Dia 20 de novembro, das 17h às 24h: Baile Black Bom, com Consciência Tranquila, Dois Africanos e Feira Afro Empreendedores, na Praça Mauá. Promoção da Coordenadoria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Social (Ceppir).

(Texto: Celina Côrtes|Fotos: Walter Mesquita, Vitor Madeira, Tamiris Barcellos e Agência Brasil)

Postado em Notícias na tag .