Jovens aprendem sobre Segurança do Trabalho

25/10/2016

Na vida de um jovem, o trabalho ganha relevância como primeiro processo de inserção formal no mundo adulto. Esse momento de transformação precisa ser visto como algo muito além da formação de mão de obra produtiva. É, sobretudo, um processo de educação, de aprendizado para a convivência social.

Como um dos principais desenvolvedores do programa Jovem Aprendiz no estado do Rio de Janeiro, assumindo desde o cadastramento destes jovens até a orientação durante a vivência profissional, o Viva Rio oferece, para cada um, cursos de qualificação e apoio profissional multidisciplinar que os acompanha junto à família, na escola e na empresa.

O curso básico de Segurança do Trabalho, no qual o Jovem Aprendiz é qualificado no conjunto de medidas que devem ser implementadas como garantia de qualidade e segurança profissional, demonstra a certeza do Viva Rio em que a ética do trabalho e a experiência do primeiro emprego darão ao adolescente fundamentos de autoafirmação pessoal e social. Que a esfera do cotidiano do trabalho contribui para despertar nele o conceito de responsabilidade, disciplina, compromisso, respeito à individualidade do outro e às regras de comportamento do grupo.

“O curso foi sensacional! As instruções nos alertam em como agir no dia a dia” – Yuri Monteiro, Jovem Aprendiz na Sodexo.

 

Foto: Amaury Alves

Palestra para os jovens do programa Jovem Aprendiz do Viva Rio | Foto: Amaury Alves

 

A Segurança do Trabalho é a área que zela pela saúde do trabalhador, evitando doenças, acidentes e oferecendo meios adequados de proteção. No Brasil, o número de acidentes trabalhistas ainda é muito elevado e, como consequência, diversas empresas oferecem oportunidades para quem deseja trabalhar na área.

“A preocupação com a vida, com o bem-estar, tanto pra mim quanto para o próximo, podem salvar vidas!” – Pâmela Gonzaga, Jovem Aprendiz na Cruzoleo.

Como tema do 5º encontro das turmas dos Jovens Aprendizes, o curso básico de Segurança do Trabalho para eles, no Viva Rio, apresentou temas de conhecimentos sobre mapas de riscos, planos de proteção, prevenção, inspeção e supervisão. “Ensinamos as responsabilidades do profissional da área, as orientações que os funcionários das empresas devem ter, as normas regulamentadoras (NRs) que devem ser seguidas e os programas de prevenção, como PPRA e PCMSO, que devem ser conhecidos e respeitados. Questões sobre higiene e ergonomia do trabalho também são discutidos neste curso por meio de aulas interativas.” – Luiz Ribeiro, Técnico em Segurança do Trabalho do Viva Rio e instrutor no Projeto Jovem Aprendiz.

Se o projeto jovem aprendiz do Viva Rio qualifica e insere os jovens no mercado de trabalho, investir na qualificação em segurança do trabalho é promover o bem-estar físico, mental e social dos aprendizes com retorno certo em produtividade, redução dos gastos, valorização da marca e credibilidade da empresa.

“Foi uma palestra muito produtiva e com um conteúdo fundamental” – Laiz Amorim, Jovem Aprendiz na Petrustech.

Nesse processo, propiciar qualificação profissional ao jovem deve ocorrer concomitantemente com o processo educacional. Na escola do trabalho, educação e profissionalização caminham juntas.

 

Texto: Luiz Ribeiro

Postado em Notícias na tag .